A saúde influencia na produtividade no trabalho? A Ergonomique conta!

Homem tentando ter produtividade no trabalho.

Você já pensou que cuidar da saúde dos colaboradores vai muito além de oferecer convênios médicos? Pois é! As empresas que promovem o bem-estar físico e mental dos seus times colhem frutos em diversos aspectos. E, dentre eles, podem citar como um dos principais o aumento da produtividade no trabalho. Mas como, exatamente, a saúde impacta no desempenho profissional?

Neste artigo, a Ergonomique Saúde explica essa relação e mostra porque investir em saúde é também investir nos resultados da sua empresa. Quer ficar por dentro e melhorar o fruto que colhe? Acompanhe este conteúdo!

Saúde física: a base para um bom desempenho

Você já ouviu a frase “Colaboradores saudáveis rendem mais”? Pois é, ela é verdade!

Problemas de saúde física, como dores crônicas, doenças respiratórias ou sedentarismo, podem afetar diretamente a energia e a disposição de uma pessoa ao longo do expediente. Quando não há cuidado preventivo, essas questões podem gerar ausências frequentes, baixa concentração e queda no rendimento.

No entanto, empresas que incentivam a prática de atividades físicas, disponibilizam ginástica laboral, promovem pausas e oferecem a oportunidade de manter uma alimentação equilibrada contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável. Por consequência, tem-se um ambiente mais produtivo.

Investir em programas de promoção à saúde ajuda a reduzir o absenteísmo, prevenir doenças ocupacionais e melhorar o clima organizacional.

Saúde mental: pilares do desempenho

A produtividade não depende apenas de conhecimento técnico ou habilidades operacionais. Ela está profundamente conectada ao equilíbrio físico, mental e emocional dos colaboradores.

Nos últimos anos, a saúde mental ganhou destaque nos debates sobre ambientes corporativos. E com razão! Estresse, ansiedade e depressão são condições que afetam milhões de trabalhadores, muitas vezes de forma silenciosa. E ignorar esses fatores compromete não só o bem-estar dos profissionais, como também os resultados da empresa.

Ambientes organizacionais saudáveis, com comunicação clara, escuta ativa, metas realistas e valorização contínua do colaborador, contribuem para reduzir o adoecimento emocional. Empresas que investem em apoio psicológico, rodas de conversa ou ações de bem-estar estão, de fato, fortalecendo a produtividade no trabalho.

Nesse contexto, ações voltadas à saúde integral fazem toda a diferença. É interessante oferecer cuidados pessoais como ritmos e pilates, por exemplo, bem como um plantão psicológico, se possível. Empresas que oferecem suporte emocional e acolhimento constante ganha a atenção e o carinho dos colaboradores.

Além disso, a nova NR-1 inclui a avaliação de riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), reforçando a importância de mapear e reduzir fatores que possam comprometer a saúde emocional dos colaboradores.

Quer aumentar a produtividade no trabalho dos seus colaboradores? 

Erros posturais, mobiliário inadequado e jornadas longas sem pausas comprometem a saúde musculoesquelética e reduzem a eficiência. Mas com o cuidado de contratar uma avaliação ergonômica preliminar, treinamentos de ergonomia e ações como orientação postural pode auxiliar nesse processo. A produtividade no trabalho cresce de forma sustentável quando os colaboradores se sentem cuidados, valorizados e bem assistidos.

Conte com uma consultoria especializada em saúde e segurança corporativa! A Ergonomique Saúde oferece diversas soluções em consultoria como empresas de bem-estar corporativo. Ajudamos você a cuidar de seus colaboradores e garantir que se sintam bem e confortáveis para manter a qualidade do trabalho. Entre em contato e saiba mais!